Entrega do maior Moinho da América do Sul

A Sangati Berga entregou o maior moinho da América do Sul, Bunge Alimentos S/A, no dia 11/09. O moinho de Suape está em operação piloto desde o início do ano e é considerado o mais moderno do mundo, segundo o presidente da Bunge. A capacidade de moagem é de 1.950 toneladas de trigo por dia. Com a inauguração completa, a expectativa é de que a capacidade chegue a 2.600 toneladas por dia até 2010. O empreendimento conta com capacidade de estocagem de 50 mil toneladas do grão. Essa obra tem investimento de R$ 165 milhões.

O evento teve a presença de Lula (Presidente da República Brasileira), José Múcio Monteiro (secretário de Relações Institucionais da Presidência da República), Sérgio Rezende (Ministro da Ciência e Tecnologia), Fernando Haddad (Ministro da Educação), Eduardo Campos (Governador do estado de Pernambuco), Pedro Serafi  (prefeito de Ipojuca), João da Costa (prefeito do Recife), Fernando Bezerra Coelho (presidente do Complexo Portuário de Suape), Ana Arraes e Carlos Eduardo Cadoca (Deputados Federais), Alberto Weisser (Presidente mundial da Bunge S/A), Sérgio Waldrich (Presidente nacional da Bunge Alimentos S/A), Amarílio Macedo (Presidente do grupo J.Macedo Alimentos) e Ivens Dias Branco (Presidente do grupo Dias Branco) além de todos os vice-presidentes e diretores da Bunge Alimentos e os principais representantes das empresas que participaram e participam no negócio da Bunge S/A.

Durante todo o discurso na inauguração do moinho de trigo, no Complexo Portuário de Suape, Litoral Sul de Pernambuco, o presidente Lula destacou os investimentos que o Nordeste tem recebido, nos últimos anos, chamando a Região de "centro de investimentos". “Pouca gente acreditava, há alguns anos, que Pernambuco teria o maior porto industrial do país", disse.
 
O presidente disse também que a crise econômica chega mais branda ao Nordeste.
 
Lula também ressaltou a importância do Brasil no cenário mundial quando avaliado o setor de alimentos. “A empresa Bunge está dando um voto de confiança ao inaugurar em Pernambuco o maior moinho de trigo do mundo", afirmou.
 
No discurso de abertura do evento, Albert Waldrich, presidente da Bunge, empresa holandesa que chegou a Pernambuco em 1914, afirmou que o investimento pesado no Brasil deve-se ao fato de que o país possui um forte potencial no setor de alimentação. A empresa está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões em todo o Brasil, gerando aproximadamente 3 mil empregos, segundo o executivo. Em Pernambuco, a empresa gerou 400 empregos diretos.
 
Lula e Eduardo Campos autografaram uma saca de trigo, em gesto simbólico para a inauguração oficial do moinho. Último a discursar, o presidente acentuou que esta inauguração prova que a crise econômica mundial não chegou ao setor da alimentação.
 
Lula e Albert Waldrich encerraram o evento, acionando o dispositivo que deu início a moagem de trigo.
 
Fonte: Diversas